Marcos 4 - Quando Jesus começou a ensinar através de parabolas Ele primeiro as explicou.
O ponto mais forte é quando ele fala: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça", (4:9) esse era o ensinamento fundamental.
Quando Ele falou: "Os outros, semeados entre espinhos, são os que ouvem a palavra, mas o cuidado do mundo, a facinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutifera", nesse trechos podemos ver, o que são as demais ambições? Isso tudo é quando ficamos preso à nossa cama, em nosso descanso.
Logo após isso Ele fala da parabola da candeia. Nela Ele mostra que o Pai criou muitas coisas para nós, (Mc 4:22), mas nós que não conseguimos enxergar o que Ele nos deu. Essa é a verdade, Ele já nos deu, falta uma atitude nossa para recebermos.
"Porventura, a candeia (luz) veio para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes para ser colocada no velador?" Isso significa que temos que ter luz, e essa luz nos guiará. Com a luz podemos ver muito do que está a nossa frente, isto é, aquilo que Deus conquistou para nós, como, saúde, prosperidade, paz... Mas na verdade o que é luz? No salmo 119:105, (um dos verciculos que primeiro aprendi, sempre gostei dele, mas nunca tinha entendido), é "Lampada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para meus caminhos", tremendo isso não é?
Nesse trecho Ele torna a repetir, "Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça", (Mc 4:23).
A partir dai temos que ter luz, para podermos ver o que Ele já nos deu, senão não poderemos enxergar nada, mesmo que esteje em nossa frente.
Agora no verso 25 começa a ficar pesado, pois Ele fala: "Pois ao que tem (Luz), se lhe dará; e, ao que não tem (Luz), até o que tem lhe será tirado", Amor agora veja, tirado o quê? Tudo, saúde, prosperidade, paz, longaminidade, benignidade, e assim vai.
Por isso que tem muita gente que a cada dia se torna mais miserável, sua saúde anda na pior, as finanças, e não sabe o que está acontecendo.
Temos que alimentar da palavra.
Mas a palavra é isso, se nossa luz fica por baixo das nossas comodidades, deixando nossos desejos primeiro (Cama), fazendo nossa própria vontade, nunca conseguiremos ver o que tem além para nós. Por isso que a candeia tem que vir em cima, para iluminar.
Em 1 João 1:7 diz: "Se porém andarmos na luz como Ele está, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado" - Termine de ler esse texto que vc vai entender o que eu quero dizer sobre amor. Porque sempre nos frustamos quando começamos a ver o amor que a igreja primitiva tinha e não conseguimos ter isso hoje, somos egoistas.
O amor que existe na Biblia é utópico para nós, porque não conseguimos vive-lo.
Um pessoa sempre busca um amor. Primeiro nos pais, quando não recebe o que quer, procura em amigos, não encontrando procura em paixões, (Isso é inconciente, mas todos são assim, não percebemos, mas somos). Ai essa pessoa se converte, buscando encontrar isso. Mas ela não encontra, porque a religião não é capaz de demostrar isso. Assim sempre nos frustamos em relação às coisas de Deus que nunca conseguimos, e que lemos na palavra, mas nunca se cumpre em nossas vidas.
O vazio que há em nós só é capaz de ser preenchido por Deus, sempre buscamos em outras coisas, mas não há como. Somos completos quando voltamos às origens, ou seja, quando deixamos todas as coisas para termos comunhão com Deus, esse foi o propósito da criação.
Mardhell Garcia
Mardhell Garcia
Testando comentário!
ResponderExcluir